Loja do Baby

Visite minha lojinha da Zazzle no www.zazzle.com.br/marcus_baby

Quem é Marcus Baby?


Biografia

Marcus Baby nasceu em Natal em 1969. Filho de militar, passou a infância e pré-adolescencia em Niterói, no Rio de Janeiro e voltou para sua cidade de origem em 1979 junto com seus pais. Formou-se como técnico em edificações em 1987 naEscola Técnica Federal do Rio Grande do Norte onde passou a exercer a profissão, trabalhando em construtoras potiguares e viajando entre cidades nordestinas devido a função. Nas horas vagas escrevia crônicas para um blog pessoal até decidir colecionar bonecas de brinquedo de celebridades. Começou então a homenagear celebridades nacionais e internacionais customizando as próprias bonecas, transformando-as em esculturas, popularmente conhecidas como Toy-Art.

[editar]Arte

Ainda na década de 90, após ver numa matéria de televisão uma coleção de bonecos de personalidades da cultura pop, resolveu que montaria algo similar, até perceber que poderia criar as suas próprias esculturas usando como base bonecos infantis ouAction Figures colecionáveis como BarbieMax SteelSusi e similares. Depois de anos de pesquisa e sem nenhuma orientação acadêmica, iniciou oficialmente sua coleção, em novembro de 2005, criando assim sua primeira réplica, uma boneca da cantora Baby do Brasil (no qual é fã e motivo de adotar o “Baby” em seu nome artístico). A intenção era de criar em bonecos apenas o casal Baby do Brasil e Pepeu Gomes(guitarrista e ex-esposo de Baby), mas com o decorrer do tempo e a satisfação pelo resultado, continou recriando outros de seus ídolos.

[editar]Mídia

Com as réplicas expostas em um blog de internet, criado exclusivamente para visualização de sua arte, passou a chamar a atenção de vários dos homenageados, como a cantora potiguar Marina Elali, que foi a primeira artista a elogiar publicamente seu trabalho[1], no ano de 2008. A partir desse momento seu nome foi gradativamente sendo comentado pela mídia[2] até conseguir seu primeiro grande sucesso nacional com a criação de uma polêmica boneca cadeirante[3], inspirada no personagem Luciana, da novela "Viver a Vida", interpretada pela atriz Alinne Moraes. Também chamou a atenção da imprensa com a recusa de venda[4] da sua boneca réplica da apresentadora Hebe Camargo ao também apresentador Otávio Mesquita, que virou matéria de tablóides e sites de fofoca no início de 2010.

[editar]Curiosidades

O artista plástico faz as esculturas por puro hobby. Não vende e nem faz nenhum boneco sob encomenda. Possue mais de 110 bonecas concluídas em sua coleção particular e exibe todas em um blog pessoal.
O maior êxito do artista é a replica do cantor e ator Fiuk, em maio de 2010, na época ídolo teen e protagonista da novela "Malhação", que virou assunto nacional tendo destaque em todos os meios de comunicação, chegando a ganhar verbete exclusivo de busca no Google. Com o sucesso, outros famosos passaram a não apenas adimirar sua arte, como também ajudar na divulgação e esperar ansiosos por suas réplicas, como foi o caso do ator Bruno Gagliasso[5] e do maquiador e ex-BBBDicesar[6].
No final de setembro de 2010, voltou a mídia devido ao sucesso instantâneo de seu último lançamento, a boneca Melina personagem da novela "Passione", fazendo com que as buscas pelo verbete Mayana Moura, a atriz homenageada, aumentassem em 200 vezes[7] a mais que na semana anteriror, segundo o site Yahoo dia 23/09/2010.