Intervalo Fashion com o artista plástico Marcus Baby
Artista plástico, criador dos BONECOS DO BABY, a badalada coleção de TOY ART ( bonecos customizados) de celebridades nacionais e internacionais
Marcus conte-nos como iniciou o trabalho de “custom dolls”?
Marcus: Comecei a customizar bonecos em 2005, depois de anos de pesquisas na internet. Na realidade eu pretendia apenas colecionar bonecos de celebridades, igual como tinha visto em um programa de entrevistas da época. Só que percebí que nunca encontraria os meus ídolos em forma de colecionáveis e partindo desse princípio foi que eu comecei a estudar por conta própria até fazer minha primeira experiência; recriando uma boneca da cantora Baby do Brasil a partir de uma Barbie. Daí, não parei mais!
Pelas suas mãos Madonna, Ivete Sangalo, Taís Araújo, Cindy Lauper já tiveram suas versões customizadas, quais são os fatores para a escolha de cada criação?
Marcus: Primeiro eu tenho que gostar do artista ou ele representar algo importante para mim. Partindo desse princípio, procuro um boneco que tenha algo similar tipo o maxilar ou nariz parecido com de algum famoso. Só começo mesmo a criar quando já montei todo o projeto baseado na identidade visual que escolhi, para homenagear o artista em questão. O resto é puro teste de paciência.
Marcus quanto tempo leva o processo de pesquisa para cria-los?
Marcus: Isso é muito relativo: pode levar horas; como foi a boneca da Viúva Porcina, meses tal como a boneca da Daniela Albuquerque, ou até mesmo anos como a da Ivete Sangalo. Agora por exemplo, completou 1 ano que estou projetando um boneco do cantor Seu Jorge e ainda não iniciei os trabalhos de execução!
Qual boneco que deu mais trabalho até hoje? E porque?
Marcus: Por enquanto ninguém superou a da Globeleza... Ela teve o roteiro totalmente diferente das outras; comecei pelo final, tive que estudar sobre colagem de glitter, iluminação... Foi complicado! Mas já tenho uma forte candidata a tomar o lugar dela, que é a boneca da eterna passista da Beija-Flor, a Pinah – a Cinderela Negra... O que ela tem de linda, tem de dificil!
Quantas criações foram feitas até hoje?
Marcus: Prontas e exibidas no blog, acho que são 113 bonecos. Atualmente estou concluindo 2 novas criações e pretendo fechar 2010 com mais 6 novas bonecas!
Qual foi o último boneco criado? Quem será o proximo ou proxima?
Marcus: Meus últimos lançamentos foram os bonecos Victor Valentim & Jacques Leclair de “Ti-Ti-Ti”, e a cantora Leilah Moreno, do “Altas Horas”. Devo lançar após as eleições a cantora Katy Perry na versão “California Girls” e o ator Caio Castro na versão “Edgar” de “Ti-Ti-Ti”.
Existe alguma história cômica sobre o processo de criação?
Marcus: Nossa... Tem um monte! Mas uma inesquecível – e que até me assustou na época – foi quando um grupo de fãs da cantora Pitty planejaram o sequestro da minha boneca da roqueira, chegaram a me mandar e-mails ameaçadores, ligavam para meu celular, kkkk... Eu levei na boa mas confesso que fiquei alerta com tietes dos artistas que homenageio! Teve também ha pouco tempo atrás, uma enquete que fiz no Twitter para a galera decidir se queriam um boneco do ex-BBB Kadu Parga “de roupa todo gato” ou “de sunga sarado” isso gerou uma polêmica, recebí mais de 1000 mensagens em 1 hora, cada resposta engraçada, uma mais maluca que a outra, até o próprio Kadu se divertiu com a “farra”!
Seus bonecos estão á venda? Você faz trabalhos sob encomenda?
Marcus: Não, meus bonecos não estão a venda e nem faço por encomenda. Tudo não passa de um hobby e preservo isso. O que diferencia minha situação de colecionador e artista plástico dos outros é que fiquei famoso em cima da minha arte, e do fato de recusar propostas e pedidos. A imprenssa adora e faz a festa comigo! Já até saiu manchete de jornal dizendo “tem coisas que o dinheiro não compra e os bonecos do Marcus Baby é uma delas”...
Quais as dicas para quem pretende iniciar nesta carreira de customizador de bonecos?
Marcus: Nunca faça essa arte por dinheiro ou pensando em ficar famoso. O dinheiro será uma consequencia de seu amor, dedicação e talento no que faz. E, se não tiver paciência para pesquisar bastante antes de inciar uma customização, desista! O resultado de um belo trabalho de Toy-Art depende da alma que você infiltrou no seu boneco, do seu olho clínico para detalhes, do conjunto da coisa. Eu particulamente só estimulo pessoas que percebo serem aptas e realmente gostar da coisa. Caso contrário, será tempo e dinheiro perdido.
Quais seus proximos projetos artísticos?
Marcus: Para 2011, estou negociando um livro fotográfico em parceria com uma artista da área e talvez role um curta sobre minha arte com uma diretora conhecida, mas não posso falar muito por enquanto. No mais, vou ver se consigo fechar com um lugar fixo para exposições aqui em Natal e continuar lançando mais novidades em bonecos, que é o que eu realmente gosto de fazer. Afinal, já que eu virei o Gepeto... ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário